Reconstrução do LCA

PDF Imprimir E-mail

Nos últimos anos grandes progressos foram alcançados para melhoria do tratamento das lesões do LCA.

A evolução das técnicas cirúrgicas que iniciaram com sutura direta do ligamento rompido, reconstruções extra-articulares até atualmente as reconstruções minimamente invasivas assistidas por artroscopia, com diversas opções de enxertos (tendão patelar, semitendineo e grácil, tendão quadriceptal).

Estas técnicas associados a sofisticados sistemas de fixação do enxerto e protocolos de reabilitação adequados, melhoram consideravelmente os resultados finais.

As cirurgias para tratamento do LCA encontram-se em uma apaixonante era de evolução. O foco atual concentra-se em evoluir técnicas cirúrgicas que melhor controlam a rotação e translação anormais, efeito esses ocasionados pela lesão do LCA não tratada.

Embora a anatomia do LCA seja bem conhecida a varias décadas, nós ainda estudamos muito sua complexa estrutura e função. Diversas questões ainda estão sem resposta: Qual o papel definido de cada feixe de fibras do LCA? Existem pacientes com maior desequilíbrio da rotação do que da translação? As reconstruções da anatomia do LCA devolvem a movimentação normal no joelho?

Bem, diversas dessas questões já estão em fase adiantada de resposta.

Em nosso grupo com base em nossa experiência de uma média anual de 150 reconstruções do LCA, após analise multifatorial dos resultados, definimos diversos critérios principalmente na indicação de cada enxerto para cada paciente.

Assim, concluímos que cada perfil de paciente com lesão do LCA tem indicação de um enxerto especifico e talvez essa seja uma das razões de obtermos em torno de 93% de resultado satisfatório. No site é possível encontrar algumas dessas técnicas e a ultilizada em nossa prática cirúrgica.

Em média uma cirurgia para reconstrução do LCA dura cerca de 1 hora e o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte.

A reabilitação é iniciada já no hospital, no qual o paciente irá utilizar muletas somente nos 12 primeiros dias, imobilizador nos 10 primeiros dias e irá retornar aos esportes em média de seis meses de pós – operatório.

Conheça a técnica para Reconstrução do LCA utilizada pelo Dr. Rene Abdalla, o Endobutton, utilizado em todos os enxertos indicados: