A anatomia do joelho

PDF Imprimir E-mail

Muitos de nós ignoramos os nossos joelhos até o momento que eles causam desconforto, dor, ou interferem na atividade normal.

Esta articulação é a maior articulação do corpo, sendo constituída por 4 ligamentos principais (ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral, ligamento colateral medial) proporcionando a estabilidade da articulação que juntamente com os ossos (fêmur, tíbia e patela) determinam a amplitude de movimento do joelho.

Existem ainda ligamentos menores que contribuem para estabilidade dos meniscos e da patela.

Os meniscos são placas de fibrocartilagens assimétricas e uniformes localizadas na superfície articular da tíbia. Sendo eles essenciais para a estabilidade, amortecimento, lubrificação da articulação e outras diversas funções.

Um joelho saudável é aquele em que os ossos deslizam suavemente pela cartilagem do outro, enquanto que ligamentos, tendões e músculos mantêm a articulação alinhada, forte e saudável.

Se seu joelho apresenta dor, inchaço, e limitação de movimento será necessário consultar um médico o mais rápido possível. Problemas em joelho tendem a piorar rapidamente quando a articulação fica restringida por uma lesão ou patologia.

Conheça a anatomia completa do Joelho em uma animação interativa

Instruções:

• Clique e segure o mouse clicado sobre a imagem abaixo
• Mova o mouse para cima e para baixo para retirar as camadas
• Mova o mouse para a direita ou esquerda para rodar o joelho